O Partido Democrático Afro-Brasileiro (PDA-B), conforme disposto no seu Estatuto, “objetiva organizar e construir, junto com o povo brasileiro a nitidez acerca da necessidade histórica da construção de uma sociedade equânime, com ampla democracia, tendo comoreferência prioritária a negritude”.
Somos uma instituição político-partidária de base afrodiaspórica, que mobiliza esforços na realização de seus objetivos de justiça racial e social. Nesse sentido, para uma melhor compreensão do lugar que ocupa o PDA-B no Espectro Político, estabelecemos abaixo as suas correlações e na sequência a estrutura ideológica e programática, que se trata de complemento e de detalhamento das diretrizes dispostas no Programa do PDA-B, contemplando os direitos e garantias da população negra.
O PDA-B adota uma posição que tem como foco a garantia e a promoção da justiça racial e social, os direitos humanos e fundamentais e o apoio às políticas públicas antidiscriminatórias e de inclusão social. Além disso, o PDA-B enfatiza a defesa da liberdade em três dimensões: individual, política e social; dos direitos civis, da antidiscriminação, da participação política e o fortalecimento da democracia participativa. Do mesmo modo, se opõe às formas autoritárias de governança, promovendo a participação popular nas decisões políticas.
A proposta do PDA-B alinha-se com políticas progressistas que buscam mudanças sociais significativas, especialmente em áreas como igualdade racial, direitos das “minorias” 1, empoderamento econômico e social, além de reforma agrária e justiça ambiental. Esses elementos se alinham com políticas que promovem reformas estruturais na sociedade.
O PDA-B defende o papel do Estado em corrigir desigualdades históricas, mas também apoia formas de economia solidária e empreendimentos negros, priorizando o equilíbrio entre intervenção estatal e empreendedorismo. Essa posição se alinha com as políticas de bem- estar social com apoio a iniciativas comunitárias e empreendedoras.
Embora o PDA-B se concentre fortemente nas questões raciais e culturais afrobrasileiras, reconhece a interseccionalidade com condições de classe, defendendo políticas que abordem tanto a desigualdade racial quanto socioeconômica.